Considerada por muitos a melhor série de todos os tempos, Game of Thrones apresenta uma ambientação com calendário e geografia próprios, mas que remete, em muitas partes, às nossas Idade Antiga e Idade Média.
O mobiliário presente na série, porém, remete à diversos períodos da história, com diversas releituras, desde o Império Romano à Idade Moderna.
Nesta primeira postagem, dois móveis serão destacados: a Lectus romana e a cadeira Savonarola.
Datada por volta do século II, a Lectus romana é uma espécie de sofá-cama que inspirou diversos móveis durante a história. Esse tipo de móvel é bastante utilizado até hoje e aparece com frequência na série, através de uma releitura, no quarto de Cersei Lannister, dentro da Fortaleza Vermelha de
Kingsland.
|
HBO® |
Outro móvel recorrente na série é a cadeira Savonarola. Inspirada no mobiliário grego-romano, que trazia cadeiras com a base em "x", este modelo foi difundido por volta do século XV na Itália.
|
HBO® |
No mesmo castelo, no quarto de Tommen Baratheon, podemos ver um outro exemplo da Savonarola, desta vez em metal. Além disso, podemos observar uma mesa com a base formada por leões, muito próxima de um exemplar presente no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, encontrada na cidade de Pompéia.
|
HBO® |
No Design de Interiores é comum a utilização de peças ícones de mobiliário, como as apresentadas acima. Com frequência encontrarmos peças antigas ou releituras dessas peças dentro de uma decoração contemporânea.
Lectus Romana
Cadeira Savonarola
Nas próximas postagens sobre a série, a estrela será o mobiliário gótico, especialmente as referências ao estilo Tudor.
Ūndegon ao!
Ou "Até mais!" em Alto Valiriano 😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário